Páginas

22 abril, 2010

Como Treinar Seu Dragão

Nunca se julga um livro pela capa. Menos ainda um filme pelo nome – e pelo trailer. Vikings, dragões, adolescentes e uma guerra. A Dreamworks (Shrek e Kung Fu Panda) acertou novamente, mas dessa vez baseando-se numa série de livros da autora Cressida Crowel.

Nosso protagonista é Soluço. Um garoto viking, franzino e atrapalhado que quer a qualquer custo provar à sua tribo que pode ser um guerreiro de verdade. O universo é o vilarejo viking onde Soluço mora, que é constantemente atacado por dragões. Os vikings vêm travando essa guerra com os dragões há 8 gerações e Soluço, querendo ser igual aos demais, também quer ajudar o vilarejo a ficar longe dessas criaturas cuspidoras de fogo e ladras de ovelhas.

Dentre tantas tentativas desastrosas, Soluço consegue capturar o Fúria da Noite, o dragão mais temido. Para que as pessoas do vilarejo acreditassem nele, ele pretendia arrancar o coração do dragão e levar até os vikings. Porém Soluço não consegue matar Fúria da Noite e seu ato de piedade dá início a uma amizade entre os dois.

História simples, mas incrivelmente bem desenrolada pelos diretores Chris Sanders e Dean Deblois. A novidade fica por conta da personalidade de cada personagem, dos seu jeito e dos seus movimentos. Soluço, diferente de muitos protagonistas do estúdio, causa uma imensa identificação com as crianças, pois é bastante humanizado e com anseios adolescentes normais. Quanto aos outros personagens, os vikings, conseguiram passar sua rusticidade e grosseria muito facilmente! Expressões faciais, jeito de caminhar, de lutar, de falar... nada foi esquecido pelo estúdio que conseguiu prover até mesmo os dragões. Estes lembram muito os cães.

O filme ainda apresenta uma animação e técnica impecável, que já estávamos acostumados com os filmes anteriores da Dreamworks. Todas as explosões, as lutas e os próprios dragões enlouquecidos e agressivos foram minimamente elaborados. O clímax, no que se refere à técnica 3d, ocorre durante o vôo de Soluço em seu mais novo amigo, Fúria da Noite.

Parabéns a Dreamworks que conseguiu se superar. Como Treinar Seu Dragão não deixa dúvidas de que o estúdio consegue sim produzir animações profundas e que toquem no interior do público. Agora só está na hora de dar tchau ao Shrek ao bom e velho Shrek, que já deu o que tinha que dar, e continuar na busca por outras fórmulas!

Nenhum comentário: