Páginas

19 maio, 2009

Web

Tem-se falado muito em web 3.0, diversos artigos circulando em revistas online e blogs. Até então eu não sabia do que se tratava exatamente, digo, eu já acho que a web 2.0 é a maior invenção do mundo nos últimos anos... o que poderia a web 3.0 ter de melhor do que a 2.0? Ler mentes ou algo assim? Bom, depois de pesquisar um pouco, cheguei a conclusão que não é muito diferente disso, não.

A web 1.0, que tem o surgimento considerado por muitos juntamente com o primeiro navegador popular Mosaic (em 1993, seguido logo após pelo Netscape Navigator em 1994 e pelo Internet Explorer em 1995), pode ser caracterizada pela palavra publicação, onde o usuário é um mero espectador de websites estáticos e sem interatividade. Também tinha pouquissímo apelo estético.

Já a web 2.0, cujo termo surgiu pela primeira vez em 2004 por
Dale Dougherty da O'Reilly Media, pode ser caracterizada pela palavra participação. Essa "versão" se mostra completamente interativa, onde os usuários não só lêem como geram conteúdo (exatamente o que estou fazendo aqui). A internet tornou-se então plataforma, porque agora os programas e aplicativos rodam no próprio browser. O principal destaque são as redes sociais que se formaram, como o Orkut, Facebook, MySpace, Twitter e tal.

Enquanto a web 1.0 tinha a intenção de vender produtos, a web 2.0 se mostra mais acolhedora aos usuários a partir do momento em que eles podem participar ativamente deixando comentários, escrevendo sobre tais produtos e indicando para outras pessoas.

A web 2.0 arrasa (djosaidjaisod adoro)! E o melhor e mais bem sucedido exemplo, que não podia deixar de citar, é o Google, é claro. Google docs, Gmail, agenda, maps, picasa, blogger, busca... não falta nada, acredito eu.

Mas chegamos enfim à pergunta que fiz no começo do post: o que a web 3.0 traria de novo e vantajoso? Bom, ao meu ver, seria uma forma inteligente de organização de conteúdo e informação disponível na rede. Os sites de buscas trariam o conteúdo de forma mais organizada, já analisada e filtrada. A informação procurada em um site de busca já viria classificada por asssunto, tema, interesses previamente especificados pelo usuário.
Esse tipo de serviço permitiria ter acesso a muito mais informações relevantes em muito menos tempo com muito menos trabalho. Isso também daria um fim à toda informação inútil que está frequentemente presente em nossas buscas diárias.
Não ficou muito claro né? A web 3.0 facilitaria a escolha de um pacote de viagens por exemplo, ou onde investir seu dinheiro, fazendo comparações dinâmicas. Não sei bem como isso funcionaria, mas é uma das funcionalidades desse novo sistema de busca.

Não há como fazer uma separação completa dos três termos e isolá-los afim de conceituá-los sozinhos, pois um não existe sem o outro, tanto cronológicamente quando em suas funcionalidades. Porém, essa denominação dada às três "versões" da web abrange muito mais do que a área tecnológica e vai além dos avanços e das técnicas recentemente descobertas, é algo que atinge a sociedade diretamente no seu cotidiano, influenciando a forma de se comunicar, informar, relacionar, trabalhar e - porque não - viver. Não quero entrar muito nessas questões sociológicas e culturais, mas é interessante refletir sobre o que você está fazendo agora.
Pense que agora você está lendo esse blog e que você pode comentar esse post se quiser, em outra aba do seu navegador, o Orkut está aberto (sim, porque vocês está esperando que aquela pessoa responda seu scrap) e numa terceira aba, o Youtube, onde você deixou carregar aquele vídeo que algum colega de trabalho mandou por MSN.

Eu não disse que a web 2.0 arrasa? Estou a ponto de dizer que não preciso mais de televisão, já que me manter conectada toma maior parte do meu tempo livre e não-livre também. Mesmo que tudo isso pareça um pouco assustador (e é, afinal já não me imagino mais chegando em casa sem acessar a internet), prefiro pensar que a web facilita tudo e que por enquanto só tem me ajudado (a não estudar):P.

Tá, cansei de escrever. Pareço uma devota da tecnologia babando em cima do meu notebook.

Nenhum comentário: