Páginas

04 maio, 2009

Comerciais antigos

Hoje na aula de História da Comunicação, enquanto discutíamos a popularização da televisão aqui no Brasil, a professora nos mostrou alguns vídeos de comerciais antigos da época. Eu achei engraçado pra caralho, daí resolvi postar 3 comerciais interessantes que eu achei no Youtube: o da Coca-cola, o do Toddy e o do Nescau.



O comercial da Coca-cola nos anos 50 apresenta basicamente a mesma proposta de hoje: divulgar e vender a marca Coca-cola muito mais do que seu produto. Prova disso é a quantidade de vezes que a cantora diz a palavra Coca-cola e, no final, o logo que fica na tela por alguns segundos.
Hoje, ouvimos muitos slogans e vimos o logo da Coca muitas vezes nos comerciais, mas a garrafa em si, o produto, fica reduzido a pequenas chamadas ou fim dos comerciais.
Há muito mais propaganda do que publicidade.






Vai dizer agora que esses locutores dos comerciais (locutores sim, porque eram antigos radialistas que migraram para a televisão) não devem ser os mesmos que narravam Pica-pau? djosdjasoidoiasd bizarro, mas eu me lembro mesmo da voz dos narradores do Pica-pau e achei genial :P.

Um comentário:

Gabriel Cunha disse...

O mais legal é que, se você comparar as propagandas antigas dessas marcas com as atuais, muitas vezes as antigas são melhores. Estamos tendo esse tipo de impressão aqui no Propaganda Transcendental