Nesse fim de semana, fui para uma espécie de retiro chamado Discovery Days organizado pela AIESEC para os novos membros. Despois do processo seletivo, eu e mais 37 alunos e recém formados da universidade fomos escolhidos para fazer parte da AIESEC e o primeiro passo foi os Discovery Days.
Antes eu vou falar um pouco da AIESEC para explicar exatamente do que se trata.
Quem é a AIESEC
A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.
Liderança
O desenvolvimento do potencial de liderança dos membros da AIESEC acontece através de uma experiência integrada que desenvolve competências pessoais e profissionais a partir de vivência internacional, troca de conhecimentos, valorização da diversidade e gestão de equipes.
Visão Global
Devido a sua presença em mais de 100 países e à realização de intercâmbios profissionais, a AIESEC estimula que seus membros passem a ter uma visão global por meio do entendimento de temas mundiais, e desenvolvam a compreensão das diferenças entre pessoas, organizações e países.
Integração com o Mercado
A AIESEC possibilita às organizações parceiras o acesso a profisionais e trainees com alto potencial, previamente selecionados e preparados. Além disso, oferece a oportunidade de praticar conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social e corporativa, viabilizando a formação de líderes alinhados à atual e futura agenda global.
Bom, a definição acima é a que está escrita no site da AIESEC aqui do Brasil.
Eu entrei com o intuito de fazer intercâmbio. Isso porque a AIESEC proporciona intercâmbios em mais de 100 países com vagas de estágio remuneradas (o suficiente para sobreviver lá ou mais) na área em que os estudantes atuam. Também existem os intercâmbios sociais que podem ser remunerados ou não.
As vagas de estágios são fornecidas por empresas que tem alguma ligação, que apoiam a AIESEC, dessa forma que a vaga se encaixa precisamente com estudantes estrangeiros. Quem vai orientar os intercâmbistas (ou trainees, para utilizar a nomenclatura correta) serão os integrantes da AIESEC do país que os receber.
Aqui em POA temos um belga, um americano, uma inglesa e uma peruana. Tambem estão vindo mais um inglês e parece que tem um canadense que está voltando.
Agora que faço parte de tudo isso, vou tentar aproveitar ao máximo a minha permanencia na AIESEC e todo aquele esquema de liderança, para adquirir alguma experiência e assim encominhar o meu intercâmbio quando der.
Voltando rapidamente ao Discovery Days, só posso dizer que foi muito interessante. Nós passamos o dia assistindo palestras dos membros antigos e também de alguns parceiros. Uma das palestras, a melhor delas, foi do Paulo Amorim, o diretor de RH da Dell no Brasil (!!), que deu uma verdadeira aula de planejamento de carreira, além de explicar um pouquinho da Dell e da trajetória profissional dele (mais tarde eu vou postar só sobre a palestra dele, que valeu muito a pena).
Sábado a noite teve uma festinha a fantasia djsaoidjaoisdjaoid, bem tri... e no domingo, mais palestras.
Na AIESEC, apenas os fortes entram: dormir e comer é pra fracos (porque né, a gente só comeu na hora das refeições e dormimos praticamente nada)
Enfim, tentei explicar em poucas palavras o que é a AIESEC... Resumidamente é isso, mas se fosse tão simples, não teríamos tido dois dias inteiros de palestras e explicações sobre a organização. Tá, não sei como concluir esse post então vou ficcando por aqui.
Acessem o site da AIESEC Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário